quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Os portugueses vistos por Pessoa

Pessoa
Eis um belíssimo retrato de nós próprios. É pena que em Portugal haja pouca gente com esta capacidade de se analisar a si próprio antes de olhar para os outros, não admira que Pessoa tenha sido, na verdade, um estrangeiro no seu próprio país.

"Porque o facto significativo acerca dos portugueses é que eles são o povo mais civilizado da Europa. Eles nascem civilizados porque nascem aceitadores de tudo. Neles nada há do que os antigos psiquiatras costumavam chamar misoneísmo, o que significa apenas ódio às coisas novas; gostam francamente de mudar e do que é novo. Não possuem elementos estáveis, como os franceses, que só fazem revoluções para exportação.
Os portugueses estão sempre a fazer revoluções. Quando um português se vai deitar faz uma revolução porque o português que acorda na manhã seguinte é diferente. É precisamente um dia mais velho, um dia mais velho sem dúvida nenhuma. Outros povos acordam todas as manhãs no dia de ontem; o amanhã está sempre a vários anos de distância. Mas não esta tão estranha gente. Move-se tão rapidamente que deixa tudo por fazer, incluindo ir depressa. Não há nada menos ocioso que um português. A
única parte ociosa do país é a que trabalha. Daí a sua falta de evidente progresso."
Álvaro de Campos, Fragmentos in LANCASTRE, Maria José de, Fernando Pessoa Uma Fotobiografia, p.33

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente!
se o português olha-se mais para si, se auto-analisasse antes da 'sair de casa', talvez seriamos mais felizes e um país muito melhor!

é a primeira vez que visito e gostei.
vou voltar a visitar.