segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

A Morte

Ontem, como já começa a ser hábito, fui solicitado pelo meu Prior, Pe. Jorge Dias, a realizar a Última Encomendação e Acompanhamento de um corpo até ao Cemitério de Queluz. Não foi a primeira vez que o fiz, nem será, infelizmente, a última. A morte é algo com que temos de aprender a lidar e, acredito, quanto mais a idade se vai apoderando de nós, mais a nossa capacidade de a aceitar aumenta.

Mas ontem foi muito mais intenso espiritualmente. Toda a família é Católica (isto quer dizer "praticante", porque os "não-praticantes" não são, na verdade, Católicos). Como católicos que são vivem na esperança de que Cristo é realmente a Salvação. E foi impressionante olhar para o rosto de todos eles e contemplar essa esperança, essa confiança em Deus, de que Ele está sempre presente, está sempre connosco. Se chegou a hora daquele familiar, daquela pessoa tão querida, é porque Deus determinou que o seu projecto na terra terminou, levando-o para junto de Si.

Quase não vi lágrimas, o rosto do filho, triste, concerteza, era o de alguém que acreditava que seu Pai, no momento em que se atirou o primeiro punhado de terra para a sepultura, estava junto de Deus, um Deus que vive na terra em cada um de nós e que, depois da morte, se dá a conhecer, se mostra em toda a sua força e poder.

Reflecti depois como, por causa disso, a escolha do Evangelho para a ùltima Encomendação tinha sido apropriada. Cheguei uns 15 minutos antes. Vesti a Alva, apertei o Cíngulo e peguei no Ritual. Debruçado sobre o Arcaz em frente ao Crucifixo procurei qual a leitura que escolheria. Acho que foi inspiração divina. Escolhi a ressuscitação do jovem a caminho na Sepultura em Naim. Aquele episódio da história de Cristo é um milagre, ao Seu toque o jovem senta-se no caixão. Mas hoje, esse milagre pressiste, porque, na verdade, Cristo continua a tocar nos seus filhos e vence a morte.

E era isso mesmo o que estava patente no rosto daqueles familiares e amigos, a certeza absoluta que o seu irmão estaria naquele momento a caminho do seu encontro com Deus.

Sem comentários: